terça-feira, 12 de novembro de 2013

O Banquete de Deus

            Quando se fala em convite para um grande almoço, para um banquete, a grande maioria das pessoas ficam alegres, pensam em reencontrar os amigos, conversar, se distrair, passar o tempo desfrutando da companhia de pessoas queridas.

            No texto de Mt 22.1-14, um rei preparou um banquete, e convidou muitas pessoas. Entretanto, ninguém foi, alguns até mataram os servos do rei que foram convidá-los. Então o rei resolveu convidar todas as pessoas que seus servos encontrassem na rua. Muitas pessoas foram ao banquete do rei, certamente muitos estavam famintos.

            Jesus diz que assim é o Reino dos Céus, pois foi isso que Deus fez. O banquete significa a vida eterna que Deus oferece. Ele preparou tudo, e convida todas as pessoas para participar. E como podemos perceber em toda a história do povo de Israel, muitas vezes rejeitaram os profetas de Deus, e chegaram a matar muitos deles.

            Hoje em dia, ainda muitas pessoas rejeitam o convite de Deus. Ele chama a todos para receber a Salvação e suas bênçãos, mas muitos se dizem ocupados, cansados, e sem tempo para a Palavra de Deus e para ir à igreja. Não sabem o grandioso banquete que Deus está oferecendo e eles estão perdendo.

            Na continuação do texto, podemos perceber, que nem todos os que foram ao banquete puderam permanecer. Um dos convidados não possuía veste nupcial. Essa veste pertencia ao rei, e era dada na entrada para que a pessoa pudesse permanecer no banquete. Por isso ele foi mandado embora, não quis usar a veste que o rei ofereceu, preferia usar a sua própria veste.

            Assim também é o Reino dos Céus, como Cristo disse: “Nem todos aqueles que me dizem: ‘Senhor, Senhor!’ entrarão no reino dos céus, mas apenas os que fazem a vontade de meu Pai que está nos céus.”, Mt 7.21 e também diz: De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” Jo 6.40

           Aquele homem queria permanecer no banquete com sua própria roupa, mas isso não era permitido, era preciso usar a roupa que o rei estava oferecendo. Assim também muitos querem entrar no Reino dos Céus com suas vestes, ou seja, acreditam que podem ser salvos por causa da sua aparência, da caridade que fazem, ou por suas obras, colocam toda a sua confiança em si próprios. A Bíblia nos mostra claramente que não é possível entrar assim, é preciso ter o manto da justiça de Cristo. Ele mesmo disse que é preciso fazer a vontade de Deus para entrar no Reino dos Céus, e essa vontade de Deus: que todos creiam em Cristo. Somente assim poderemos ser aceitos no banquete eterno, quando deixamos de confiar em nós mesmos e em nossas obras, e passarmos a confiar somente em Cristo.

           Por isso, ninguém deve se sentir constrangido e achar que não é digno de participar deste banquete. Pois assim como o banquete que o rei preparou, ele dava a roupa necessária para estar lá. Assim também Deus nos torna digno para podermos participar do seu banque. Deus declara digno de estarem neste banquete todos que deixam de lado a confiança em si mesmo e em suas obras, e colocam toda a sua confiança em Cristo.

           Que Deus abençoe a cada um, para que não rejeite o convite de Deus, mas que movidos pelo Espírito Santo possam buscar sempre a Palavra de Deus, receber o perdão dos pecados e o fortalecimento da fé, e assim possam desfrutar do banquete de Deus.  Amém

Pastor Marcelo Götz
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: