terça-feira, 26 de novembro de 2013

Dia de Ação de Graças

“Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios.” (Sl 103.1-2)

Expressar gratidão não é um costume muito difundido entre nós. Quando temos saúde, quando conseguimos superar as dificuldades e os problemas, em geral, apenas não reclamamos.

Reconhecer as coisas boas que nos acontecem pode ser um estímulo para vivermos cada vez melhor. Quem tem fé agradece a Deus e aos irmãos. E todos, independentemente da fé, podemos fazer do Dia de Ação de Graças, na quarta quinta-feira de novembro, um dia de saborearmos nossas conquistas.


Encontramos relatos de comemorações e festas, expressando a alegria e a gratidão pelas colheitas, desde os povos antigos. Na época medieval, eram organizados festivais da colheita. Porém o Dia de Ação de Graças, propriamente dito, nasceu nos Estados Unidos.
Um grupo de ingleses, fugindo de perseguição religiosa, se estabeleceu nos Estados Unidos, no atual estado de Massachusetts. Passaram por muitas dificuldades pela escassez de recursos e desconhecimento da nova realidade. Aprenderam com os nativos a cultivar a terra, especialmente o cultivo do milho.

Em 1621 fizeram a primeira colheita. E foi abundante. Reuniram-se para agradecer a Deus por esta colheita. Esta celebração se tornou costume e foi se ampliando até ser proclamado o Dia Nacional de Ação de Graças pelo presidente americano George Washington. É celebrado na quarta quinta-feira do mês de novembro.

A instituição do Dia Nacional de Ação de Graças no Brasil se deve, sobretudo, ao embaixador brasileiro Joaquim Nabuco que ao participar, em Washington, da celebração desta festividade, assim se expressou: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus”. O desejo do embaixador de então começou a efetivar-se, no Brasil, com a aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei 781, no governo do Presidente Eurico Gaspar Dutra, que consagrava a última quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças, também aqui entre nós. Mais tarde, em 1966, no governo do Marechal Humberto Castelo Branco, a Lei foi modificada, e ficou estabelecida, para isso, a quinta-feira da quarta semana do mês de novembro de cada ano.
Todo ano, na quarta quinta-feira de novembro, no mundo inteiro se celebra o Dia Nacional de Ação de graças. Certamente, temos muito a agradecer a Deus, pois em nossas vidas muitas graças acontecem, por mais que às vezes as vozes do ceticismo e da desesperança queiram falar mais alto em nós.

Deus, nosso criador, quer que seus filhos e filhas vivam em Paz, como irmãos e irmãs. E diariamente nos supre de toda e qualquer necessidade, pena que muitas vezes nós não sabemos fazer uso das bênçãos imerecidas que Deus derrama sobre nossas vidas.

Precisamos ter consciência que tudo que temos e somos vem de Deus, e nada somos sem
Ter Jesus no coração.

Sejamos agradecidos por tudo que temos e somos diariamente, não somente na quinta-feira da quarta semana de novembro.

Que o Deus poderoso que do nada fez tudo, criando também a nós, nos dê corações agradecidos.


Valdete Gomes
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: