
Ele faz referência ao que Cristo disse em Jo 13.34: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei." A lei de Cristo é o amor.
Amar não é querer o bem, mas sim levar as cargas uns dos outros, ou seja, levar aquilo que é difícil de levar e que não se carrega com prazer.
As cargas são espirituais e morais. O sentido é de carregar e suportar as falhas morais e as dificuldades espirituais dos cristãos. Lutero diz: "portanto, que os cristãos tenham ombros fortes e ossos robustos de maneira que possam carregar a carne, isto é, a fraqueza dos irmãos, pois Paulo diz que eles têm cargas e pesares." ¹
Esse carregar, ou suportar, não é o mesmo que ser indiferente ao pecado, mas sim tomar sobre os ombros as fraquezas e batalhar contra o pecado, estando ao lado de quem sofre, orando por ele, ajudando-o a suportar e a ficar vigilante contra as tentações.
Isso foi o que Cristo fez por nós na cruz, sofreu o que teríamos que sofrer. E o fez de maneira perfeita, e por isso temos perdão e vida eterna. Ele nos amou, e pede que assim possamos agir também, ajudando aos irmão que estão sofrendo.
Lembremos que o pedido de Paulo, não é para ser realizado somente entre os amigos, mas sim entre todos os cristãos e sem esperar algo em troca. Pois todos nós erramos, todos nós pecamos.
Portanto, amemos, carreguemos, suportemos as dificuldades e sofrimentos das pessoas, não importa quem são. Pois somos igreja, somos o corpo de Cristo, vivemos em comunhão e nessa comunhão ajudamos uns aos outros.
Pastor Marcelo Götz
¹ Obra Selecionada, volume 10, página 529.