Introdução à série de estudos
Queremos fazer uma série de estudos relacionados com a Liturgia Luterana. Os participantes dos cultos muitas vezes não sabem o porque está sendo feito cada parte da liturgia, então ela passa a ser desnecessária, repetitiva, cansativa. Para que isso não aconteça, vamos estudar parte por parte da liturgia, para entendermos o significado delas estarem ali.
Toda sexta-feira publicaremos aqui no blog mais um breve estudo sobre a liturgia, nesta primeira postagem iremos estudar a invocação. Sempre que surgir alguma dúvida, pode fazer a pergunta nos comentários, ou deixando um recado, criticas e sugestões são bem-vindas também. No lado direto da página há um campo que pode ser deixado um recado diretamente para o pastor.
A sequência de estudos seguirá a Ordem do Culto Principal II.
A sequência de estudos seguirá a Ordem do Culto Principal II.
A liturgia desde o início
A liturgia é a forma ordenada para os diversos atos do culto divino da igreja cristã. Como Paulo diz: "Tudo, porém, seja feito com decência e ordem." (1 Co 14.40). Desde o início sempre havia um ordem nos cultos.
Nos primeiros tempos da Igreja Cristã, o culto principal compreendia duas partes. Primeira parte: Salmos, hinos, orações, leituras da Bíblia e um sermão. Segunda parte: ofertas, consagração, distribuição do Sacramento e liturgia final. Os membros da Igreja assistiam a ambas as partes, porém aqueles que estavam sendo instruídos, e não eram membros ainda somente tinham permissão de assistir em à primeira parte. Aos poucos isso foi sendo deixado de lado, e todos participavam do culto completo.
A estrutura usada hoje não é nova. Ela se desenvolveu ao longo de 20 séculos de história da igreja Cristã Ocidental. A estrutura é, basicamente, a mesma usada por Lutero no século XVI e se assemelha, também, às diversas ordens que são usadas pelas diferentes denominações Luteranas no mundo e em nosso continente desde os tempos de Lutero.¹
A liturgia é composta por várias partes, das quais umas são fixas (que se repetem) e outras que não são fixas, sempre há a possibilidade de variações e adequações conforme o contexto (quando as leituras falam sobre o perdão, na invocação pode dar ênfase no perdão conquistado por Cristo) .
A estrutura usada hoje não é nova. Ela se desenvolveu ao longo de 20 séculos de história da igreja Cristã Ocidental. A estrutura é, basicamente, a mesma usada por Lutero no século XVI e se assemelha, também, às diversas ordens que são usadas pelas diferentes denominações Luteranas no mundo e em nosso continente desde os tempos de Lutero.¹
A invocação

Essa é a primeira parte, que seria a Preparação para o culto, que vai até a Absolvição dos pecados. Antes da invocação pode ser feita uma saudação e cantado um hino. É o que geralmente acontece.
Invoquemos a presença de Deus! Muito comum ouvirmos esta frase, até mesmo em alguns livros que li para fazer esta série de pequenos estudos foi possível encontrar esta afirmação: "na invocação invocamos a presença de Deus". Isso não quer dizer que Deus não está presente no culto antes da invocação. Deus está presente em todos os lugares, está presente no culto antes do pastor fazer a invocação. Então é melhor falar: "invoquemos o nome de Deus, Pai, Filho e Espírito Santo", para que não dê a ideia de que é preciso invocar a Deus para Ele estar ali.
É por isso que na nossa liturgia tradicional, tanto a Ordem Principal de Culto I como a II diz: "Em nome do Pai..." se fosse invocar a presença, estaria assim: "invocamos a presença do Pai, do Filho..." Mas não, a liturgia tradicional diz em nome de quem será realizado o culto. Isso porque a invocação é uma confissão de fé. Vamos realizar um culto, mas vamos fazer isso em nome de quem? qual Deus? Por isso falamos em nome de quem será realizado o culto. Na invocação pode ser feito o sinal da cruz. Esse é um costume do início da igreja cristã.
E por Deus estar presente é preciso que haja reverência. Por isso antes de tudo, o pastor faz reverencia no altar. Lembremos do que Deus disse a Moisés quando ele chegou perto de Deus: "tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa." (Ex 3.5). Ou seja, é necessário a reverência.
É por isso que na nossa liturgia tradicional, tanto a Ordem Principal de Culto I como a II diz: "Em nome do Pai..." se fosse invocar a presença, estaria assim: "invocamos a presença do Pai, do Filho..." Mas não, a liturgia tradicional diz em nome de quem será realizado o culto. Isso porque a invocação é uma confissão de fé. Vamos realizar um culto, mas vamos fazer isso em nome de quem? qual Deus? Por isso falamos em nome de quem será realizado o culto. Na invocação pode ser feito o sinal da cruz. Esse é um costume do início da igreja cristã.
E por Deus estar presente é preciso que haja reverência. Por isso antes de tudo, o pastor faz reverencia no altar. Lembremos do que Deus disse a Moisés quando ele chegou perto de Deus: "tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa." (Ex 3.5). Ou seja, é necessário a reverência.
Semana que vem temos mais um breve estudo sobre a Liturgia Luterana. O próximo será sobre a Confissão e Absolvição.
¹LEHENBAUER, Oscar. O culto principal in Igreja Luterana de 1992 n° 2.
Pastor Marcelo Götz