sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Liturgia Luterana: Leituras bíblicas

     Foram selecionados certos trechos das Escrituras para serem lidos em acordo com a ordem do ano eclesiástico. Para cada domingo foi designada uma leitura do Antigo Testamento, um trecho tirado de uma das Epístolas, e outra dos quatro Evangelhos. Isso é a Trienal. Trienal porque se repete após três anos.

          Existem as trienais A, B e C. Atualmente estamos lendo a trienal C, a partir do primeiro domingo de Advento começaremos a ler a Trienal A.
            A cada ano é dado atenção especial a um dos evangelhos: Trienal A: Mateus, B: Marcos e C: Lucas. Esse ano o destaque é para o Evangelho conforme Lucas. O Evangelho conforme João é lido aos poucos durante os três anos. A partir de 30/11 (primeiro domingo de Advento) O destaque será para o Evangelho conforme Mateus.

Primeira leitura

      É feito a leitura do Antigo testamento. Algumas vezes (período da páscoa) é substituída por uma leitura do livro de Atos dos Apóstolos, justamente porque o livro de Atos é histórico.

Segunda Leitura

        A segunda leitura é geralmente de uma das epístolas, mas há períodos em que se lê Atos dos Apóstolos e outros que se lê o Apocalipse. É interessante notar que ..."a segunda leitura é composta de leituras contínuas de uma mesma epístola ou livro do Novo Testamento por um período de 3 a 6 semanas. A leitura, porém, não é automática, mas seletiva, apresentando doutrinas, situações éticas e proclamações a respeito de Cristo e de sua vinda."¹

Aleluia

        Após a segunda leitura canta-se o tríplice aleluia, que é uma exclamação de louvor e adoração. Ela antecipa o Evangelho, é uma expressão de alegria pelo Evangelho que será lido.

Evangelho

       O Evangelho é a ultima leitura antes do Sermão. Há um costume de ler o Evangelho com toda a congregação de pé. Muitos autores que consultei para escrever este estudo falam que o Evangelho é a leitura mais importante por ser Palavra de Jesus, e por isso a congregação precisa estar de pé. 
           
           A Bíblia é a Palavra de Deus. É sempre Deus falando conosco. Portanto não se deve dar mais importância a um texto e menos a outro. Ai poderíamos cair no erro de querer escolher o que é Palavra de Deus e o que não é, talvez fui muito longe, mas é um perigo. 

           Portanto, não é necessário que a congregação fique de pé na leitura do Evangelho. A congregação deverá ficar de pé nas três leituras ou em nenhuma, pois tudo é Palavra de Deus. Sabemos que existe o costume, e em muitas congregações é automático levantar para a leitura do Evangelho. Tenhamos cuidado, não transformemos isso em lei. Na nossa congregação, algumas vezes é lido de pé, e em outras vezes é lido com o povo sentado.

            Lembremos também, que quando vamos anunciar a leitura do Evangelho, precisamos falar: Evangelho conforme... Pois não é o Evangelho de Marcos ou de Lucas, é o Evangelho conforme eles escreveram, o livro é inspiração divina.


Semana que vem teremos mais um pequeno estudo sobre a Liturgia Luterana.
Para ler os estudos anteriores clique aqui


 ¹LEHENBAUER, Oscar. O culto principal in Igreja Luterana de 1992 n° 2, pág 48.

                                                                                                                                   Pastor Marcelo Götz
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: