Intróito
O culto não tem início nem fim, sempre cultuamos a Deus. Mas rendemos culto em conjunto com mais irmãos na igreja, e é no intróito que esse culto começa propriamente dito. A função do intróito é introduzir e anunciar o tema do culto.
"Originalmente era um Salmo de entrada, cantado (por decreto papal em 432) antifonicamente (responsivamente) por um coro duplo, no momento da entrada do oficiante-celebrante e seus assistentes."¹ Pois a confissão dos pecados era particular, então não tinha a confissão pública na igreja como temos hoje.
"Originalmente era um Salmo de entrada, cantado (por decreto papal em 432) antifonicamente (responsivamente) por um coro duplo, no momento da entrada do oficiante-celebrante e seus assistentes."¹ Pois a confissão dos pecados era particular, então não tinha a confissão pública na igreja como temos hoje.
O Intróito consiste de um ou mais versículos chamados de Antífona, seguido por uma parte de um Salmo, representando o Salmo inteiro, concluído pelo Gloria Patri e a repetição da Antífona. A repetição da Antífona serve também para separar definitivamente o Kyrie do Gloria Patri.
Hoje em dia é mais comum ter a leitura de um salmo sem antífona. O salmo não é considerado leitura porque os salmos eram cânticos do povo de Israel.
Na leitura do salmo, o ministro pode estar de frente, tanto para o altar como para a congregação. Se for um salmo que fala com Deus, ele deve fazer virado para o altar, se for um salmo que Deus fala com o povo, então deve fazer virado para a congregação.
Na leitura do salmo, o ministro pode estar de frente, tanto para o altar como para a congregação. Se for um salmo que fala com Deus, ele deve fazer virado para o altar, se for um salmo que Deus fala com o povo, então deve fazer virado para a congregação.
Glória Patri
É um dos cânticos litúrgicos mais antigos, faz parte do Intróito. Glória Patri quer dizer Glória ao Pai. É um louvor à Trindade. Para cantar o Glória Patri, o oficiante deve estar de frente para o altar e a congregação de pé.
Kyrie
Kyrie vem do grego e quer dizer Senhor. É o início de um frase muito conhecida dos gregos: Kyrie, eleison que quer dizer: Senhor, tem piedade.
"No tempo do império Romano, era também um pedido que o povo fazia nas vias públicas ao ver passar uma figura importante e poderosa. Essa frase pedia que o rei ou governante tivesse misericórdia...Era uma súplica de pessoas frágeis, impotentes, indefesas - algo como de um condenado suplicando ao rei por perdão."² Temos exemplo desse pedido em Mt 15.22 "Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.".
Então, reconhecendo as nossas necessidades, nos achegamos a Deus confiando no seu amor, com corações cheios de uma alegre esperança cantamos "Senhor, tem piedade de nós".
Na próxima sexta-feira teremos mais um estudo.
Para ler os estudo anteriores basta clicar no título do estudo: Estudo 1: Invocação
Pastor Marcelo Götz
¹ LEHENBAUER, Oscar. O culto principal in Igreja Luterana de 1992 n° 2, pág 33.
² RAYMANN, Acir. Kyrie, eleison in Servas do Senhor de jul/ago/set de 2011, pág 7.
² RAYMANN, Acir. Kyrie, eleison in Servas do Senhor de jul/ago/set de 2011, pág 7.