sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A Liturgia Luterana: Intróito e o Kyrie

Intróito

         O culto não tem início nem fim, sempre cultuamos a Deus. Mas rendemos culto em conjunto com mais irmãos na igreja, e é no intróito que esse culto começa propriamente dito. A função do intróito é introduzir e anunciar o tema do culto.

       "Originalmente era um Salmo de entrada, cantado (por decreto papal em 432) antifonicamente (responsivamente) por um coro duplo, no momento da entrada do oficiante-celebrante e seus assistentes."¹ Pois a confissão dos pecados era particular, então não tinha a confissão pública na igreja como temos hoje.

       O Intróito consiste de um ou mais versículos chamados de Antífona, seguido por uma parte de um Salmo, representando o Salmo inteiro, concluído pelo Gloria Patri e a repetição da Antífona. A repetição da Antífona serve também para separar definitivamente o Kyrie do Gloria Patri.

         Hoje em dia é mais comum ter a leitura de um salmo sem antífona. O salmo não é considerado leitura porque os salmos eram cânticos do povo de Israel.

        Na leitura do salmo, o ministro pode estar de frente, tanto para o altar como para a congregação. Se for um salmo que fala com Deus, ele deve fazer virado para o altar, se for um salmo que Deus fala com o povo, então deve fazer virado para a congregação.

Glória Patri

         É um dos cânticos litúrgicos mais antigos, faz parte do Intróito. Glória Patri quer dizer Glória ao Pai. É um louvor à Trindade. Para cantar o Glória Patri, o oficiante deve estar de frente para o altar e a congregação de pé.

Kyrie

          Kyrie vem do grego e quer dizer Senhor. É o início de um frase muito conhecida dos gregos: Kyrie, eleison que quer dizer: Senhor, tem piedade. 

        "No tempo do império Romano, era também um pedido que o povo fazia nas vias públicas ao ver passar uma figura importante e poderosa. Essa frase pedia que o rei ou governante tivesse misericórdia...Era uma súplica de pessoas frágeis, impotentes, indefesas - algo como de um condenado suplicando ao rei por perdão."² Temos exemplo desse pedido em Mt 15.22 "Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada.".

            Então, reconhecendo as nossas necessidades, nos achegamos a Deus confiando no seu amor, com corações cheios de uma alegre esperança cantamos "Senhor, tem piedade de nós".


Na próxima sexta-feira teremos mais um estudo.

Para ler os estudo anteriores basta clicar no título do estudo: Estudo 1: Invocação
                                                                                                    Estudo 2: Confissão e Absolvição

Pastor Marcelo Götz


¹ LEHENBAUER, Oscar. O culto principal in Igreja Luterana de 1992 n° 2, pág 33.
² RAYMANN, Acir. Kyrie, eleison in Servas do Senhor de jul/ago/set de 2011, pág 7.
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