terça-feira, 10 de dezembro de 2013

FAÇO PARTE DA IGREJA DE CRISTO?


Para que você possa responder a pergunta acima primeiro é necessário entender o que é "Fazer parte" de algo e o que é a "Igreja de Cristo".

Fazer parte de algo implica em desenvolver alguma função naquele todo. Assim funciona, por exemplo, o nosso corpo. Nossos olhos tem sua função, nossas mãos tem outra função, nosso coração outra função e assim, cada parte do nosso corpo tem sua importância e contribui para que ele funcione da melhor maneira possível, nada está ali por acaso ou sem propósito.

Se você faz parte de algo é fundamental que participe, seja como for, e contribua para que os objetivos sejam alcançados. 
  
Quanto à palavra Igreja, a Wikipédia (2013), a define da seguinte forma: "Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora klesia que significa chamados".

Baseados nesse significado e entendendo o contexto dos primeiros cristãos, biblicamente falando, podemos afirmar que os cristãos foram  CHAMADOS para viverem FORA do pecado, e dessa forma, participarem da igreja.

Essa igreja não é qualquer uma, mas é a igreja de CRISTO. É Ele quem chama as pessoas a fazerem parte da sua igreja, é Ele quem convida um por um a viver uma vida diferente. 
   
Quando falo da igreja de Cristo não me refiro a construções, a espaço físico, a rol de membros. Quando falo da igreja de Cristo não me refiro a liturgias, praxes ou identidade religiosa. Embora tudo isso faça parte da maioria das igrejas que conhecemos, não posso definir a igreja de Cristo com base em nada disso. Sabem porquê? Porque a  igreja de Cristo pode existir com cada um dos elementos acima ou pode existir sem nenhum deles.    

Infelizmente muitas pessoas acham que a igreja é somente um lugar físico, um espaço onde podem conviver com várias pessoas socialmente, de maneira confortável ouvir ou proferir a Palavra de Deus, sentir-se aceito, ter onde se casar, batizar os filhos e ser velado. É lamentável que tantas pessoas estejam tão equivocadas em seu conceito de igreja!

A verdadeira igreja não nasce a partir de tijolos e cimento, nasce nos corações daqueles que reconhecem que precisam de Cristo e param de resistir ao seu amor. A verdadeira igreja não é feita de paredes e telhados, mas é feita de pessoas que fundamentam sua vida no único ser que nunca nos desapontará, aquele que sempre está ao nosso lado, apesar de sermos como somos, imperfeitos e pecadores - Cristo. A verdadeira igreja age colocando as pessoas sempre em primeiro lugar e nunca as coisas. Jesus agia assim e é isso que Ele pede aos seus chamados, é isso que Ele pede a você e a mim.

Fazer parte de uma denominação religiosa é algo importante para que mantenhamos viva nossa fé e possamos nos alimentar da Palavra de Deus. Lá os irmãos podem se ajudar e se fortalecer. Mas, nossa vida cristã não deve se resumir a isso.

Cristo vive em nós sempre que nos compadecemos daqueles que nos cercam, sempre que estendemos a mão a um idoso que precisa de uma ajuda, sempre que nos dirigimos a uma criança carente que precisa de atenção e orientação, sempre que tiramos do nosso dinheiro, seja muito ou pouco, e socorremos uma situação de necessidade. Cristo vive em nós sempre que tiramos alguns minutos do nosso tempo para escutar alguém que precisa desabafar. Cristo vive em nós sempre que acolhemos as pessoas, da forma elas são, e entendemos que a igreja é como um hospital, portanto deve estar pronta para cuidar das pessoas.

Não sejamos nós a julgarmos qualquer um como indigno de estar na igreja de Cristo, Ele mesmo convida a todos quando diz: "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso." ( Mateus 11.28 )

Com essas palavras Jesus abre seus braços para receber a todos indistintamente e Ele quer que sua igreja, que somos você e eu, façamos o mesmo e dessa forma possamos verdadeiramente afirmar: Eu faço parte da igreja de Cristo!

                                                                                                                                             Verônica Belz
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: