terça-feira, 25 de junho de 2013

483 anos da Confissão de Augsburgo

A Confissão sendo apresentada
    Em 25 de junho de 1530 foi apresentada ao imperador Calos V, a Confissão de Augsburgo. No início do ano de 1530, o imperador convocou uma reunião em Augsburgo, serviria para acertas as diferenças religiosas, ele prometeu ouvir com carinho todas as representações. Os protestantes se viram obrigados a fazer uma explanação das suas crenças.
     
      A confissão foi redigida por Melanchton*, vários teólogos luteranos ajudaram. Lutero não esteve em Augsburgo, mas acompanhou a confecção da confissão e concordou com ela. A Confissão foi escrita em latim e alemão.
*Filipe Melanchton, grande
amigo de Lutero, e grande
teólogo, auxiliou muito Lutero
para que a reforma fosse possível

         No dia 25 de junho de 1530, o Dr. Christian Beyer levantou-se e foi à frente. Leu a Confissão de Augsburgo, em alemão durante duas horas.
            A Confissão de Augburgo declara o que os luteranos crêem acerca de Deus, pecado, fé, Ceia do Senhor, Batismo, em muitas outras doutrinas. Cita muitas passagens da Bíblia para mostrar que estes ensinos são baseados na palavra de Deus. Ela provava que os luteranos não defendiam doutrinas falsas como alguns tinham dito. Salientava também alguns ensinos da igreja romana que estavam em desacordo com as Escrituras, e mostrava como esses erros haviam sido corrigidos nas novas igrejas. A Confissão tentava mostrar que os ensinos de Lutero eram os mesmos da igreja cristã primitiva.

          Então neste dia comemoramos mais um aniversário deste importante escrito, 483 anos da Confissão de Agusburgo. 

Pastor Marcelo Götz

Fontes:
www.ielb.org.br
W. Walker. História da Igreja Cristã.


domingo, 23 de junho de 2013

Encontro de Casais

Bolo especialmente feito para o encontro
     Neste domingo, dia 23/06, aconteceu o Encontro de Casais da nossa congregação. O encontro foi realizado no sítio do sr. Arnaldo Belz. 

     O encontro tinha como objetivo reunir os casais da congregação para juntos poderem estudar a Palavra de Deus e o casamento, e também para que houvesse mais comunhão entre os casais.



Pastor Samuel durante o estudo
          O encontro começou pela manhã. O pastor Samuel Timm apresentou um estudo baseado no livro "As quatro estações do casamento". O estudo foi muito produtivo e levantou muitos pontos que não prestamos atenção no nosso dia-a-dia. Gerou algumas discussões, as quais são sempre bem-vindas em momentos de estudo, nas discussões também pudemos refletir sobre o nosso casamento.

         Depois do almoço foram realizadas algumas brincadeiras com os casais, as quais serviram para brincar, mas também para refletirmos sobre o casamento.
Brincadeiras

Deus abençoou este nosso encontro, com um lindo dia e momentos muito agradáveis. Pedimos que Deus abençoe para esses momentos possam se repetir, possamos ter mais encontros assim, os quais fazem-nos crescer no conhecimento da Palavra de Deus e na comunhão.
        
        Esperamos que nos próximos encontros, cada vez mais casais possam participar conosco.



 Pastor Marcelo Götz

quarta-feira, 19 de junho de 2013

IELB 109 anos


      A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) está em festa, na próxima segunda-feira (24/06), completa 109 anos desde a sua fundação em 1904.
     
     A primeira congregação da IELB, foi fundada em 1900, no atual  município de Morro Redondo, Rs. Mas somente em 1904 que o sínodo foi fundado na cidade se São Pedro do Sul, Rs, dando assim origem à IELB. E do sul do país a igreja se espalhou por todos os estados da nação, conta atualmente com 239.026 membros, e com 607 pastores atuando em congregações.

    Por todo o Brasil serão realizados cultos comemorativos. Na congregação São Lucas não será diferente, teremos nosso culto em comemoração aos 109 anos no próximo sábado (22/06) as 19h no templo da congregação na rua Antonio Engrácio, n° 66, em São Silvano.

    Deus abençoe a nossa querida IELB, para que possa continuar fiel à Palavra de Deus, anunciando o amor e o perdão de Deus.

Pastor  Marcelo Götz